Papo de Designer

Hoje, nunca mais será ontem?

Mesmo sem perceber o que é visto em uma cidade foi pensado e feito por pessoas e, a base disso tudo foi fruto da Revolução Industrial onde a visão passou a ser massificada por essas mesmas pessoas que enxergaram nas cidades oportunidades maiores que as oferecidas no campo

Com essa visão de produção industrializada em série, hoje gerou-se a intensificação de dois problemas 1) o de dentro das organizações: a falta de entendimento de propósito das pessoas que trabalham nessas organizações, diferentemente da visão dos Artesãos do passado, que buscavam entender e criar soluções práticas e eficientes e de “valor” que era o que as pessoas buscavam, 2) o problema é gerado pelos próprios consumidores: que usam os sistemas atuais e que muitas vezes não entendem que a experiência de uso/compra está fragmentada deixando assim de ser interessante.

Os consumidores não estão aceitando mais apenas a evolução dos modelos do passado mesmo com alguns incrementos das ciências de serviços, gerenciamento de processo de negócios, etc. O acesso à informação e conectividade em tempo real mudou completamente o contexto da atualidade que exige cada vez mais transparência nas relações das organizações e da própria sociedade em geral. Então, hoje em dia é preciso comunicar algo real.

As pessoas estão buscando a imagem que seja fruto do que as organizações e produtos são de fato, a Marca tem que ser a imagem externa de algo que realmente seja interno. Isso não se dá apenas pela comunicação feita pelas organizações, mas também é baseada nas informações e comentários que as pessoas estão dizendo a respeito das experiências que tiveram com relação aquele serviço ou produto comunicado.

A transparência e a grande quantidade de informação traz uma complexidade que possibilita a criação de novas plataformas de negócios baseadas na “economia colaborativa”, onde o valor que se busca hoje em dia é a criação do vínculo de confiança nas diferentes formas de negócios que são ofertados e estão revolucionando a forma de entendimento das necessidades dos consumidores baseadas nas informações em tempo real.

Porém, ainda existe um outro fator e desafio a ser considerado nessa transição, que é o convívio e a falta de conexão entre as gerações.

Com mudanças cada vez maiores e mais aceleradas as novas oportunidades estão surgindo e precisamos estar atentos a todo momento usando uma nova abordagem de comunicação e manufatura de produtos e serviços baseados na empatia, na colaboração e experimentação das pessoas, assim como os Artesãos faziam no passado.

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